Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Hirundinidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: P. pyrrhonota

Nome Científico

Petrochelidon pyrrhonota
(Vieillot, 1817)

Nome em Inglês

Cliff Swallow


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Andorinha-de-dorso-acanelado

A andorinha-de-dorso-acanelado é uma ave passeriforme da família Hirundinidae.

Já esteve inclusa no gênero Hirundo.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) petro, petros = pedra, rocha; e khelidön = andorinha; e do (grego) purrhos = cor da chama; e nötos = costas, anca, rabadilha; pyrrhonota, pyrrhonotha, pyrrhonotus = rabadilha colorida como a chama do fogo. ⇒ Andorinha da pedra com a rabadilha colorida com a cor da chama do fogo.

Características

Mede 14 centímetros e pesa de 20 a 28 gramas. O adulto tem um azul iridescente nas costas e na coroa, possui asas e cauda marrons. A nuca e a testa são brancas. A barriga é branca, exceto para a garganta avermelhada. Possui cauda quadrada.

Subespécies

Possui quatro subespécies:

Alimentação

Insetos, especialmente besouros, também formigas voadoras, vespas e gafanhotos. Persegue enxames de insetos com a sua pequena boca aberta.

Reprodução

Atinge a maturidade sexual com cerca de 1 ano. O período de reprodução vai de abril a agosto. Põe de 4 a 5 ovos que são incubados de 14 a 16 dias. Tem até 3 ninhadas por temporada. Grupos juntam lama para construir ninhos em colônias em penhascos, desfiladeiros, pontes ou edifícios.

Hábitos

Tem uma expectativa de vida de mais de 5 anos. Tem a rotina de voar em bandos enormes com centenas de indivíduos, capturando pequenos insetos em pleno ar, o bando faz o seu descanso pousando em fios de energia elétrica.

Distribuição Geográfica

Visitante do Norte, aparece entre setembro e abril nos mesmos locais e habitats da andorinha-do-barranco(Riparia riparia), em grandes bandos, às vezes associada à andorinha-de-sobre-branco(Tachycineta leucorrhoa) e à andorinha-de-bando(Hirundo rustica).

Referências

Galeria de Fotos